domingo, 3 de agosto de 2008

Côco....o fruto sagrado das indianas

As indianas nunca esconderam de ninguém que o brilho e a maciez de seus cabelos vem do côco, mais precisamente do óleo obtido da fervura da polpa madura. O que pouca gente sabe é que esse cuidado estárelacionado aos princípios do aiuverda, a milenar medicina indiana. O óleo de côco (não a fruta in natura) tem uma constituição fria (a medicina aiuvérdica observa que tudo é formado por cinco elementos - fogo, água, ar, éter e terra, e a combinação deles determina sua qualidade energética. No caso do óleo de côco, predominam elementos de propriedades frias) e por isso ele é indicado para controlar o excesso de calor do corpo. Esse excesso costuma ser a causa no caso do couro cabeludo, da oleosidade e da queda dos fios, explica a médica especialista em aiuverda ita Tocantins, de São Paulo. Outra propriedade é a nutritiva. Pelo mesmo motivo, o ingrediente é usado para curar queimaduras, micoses e infecções de pele ou refrescar as mulheres antes de elas iniciarem um ritual de purificação.

Fortificante Capilar
Misture 2 colheres de sopa de óleo de côco e 1 colher de sopa de mel. Em seguida aplique no couro cabeludo com movimentos circulares e deixe agindo por 15 minutos. Lave em seguida.
Essa é uma dica de Flávia Lippi, autora do livro Guia de Beleza Natural, Ed. Idéia e Ação, para quem deseja dar brilho e reduzir a oleosidade do cabelo.
(Informações da Revista Bons Fluidos junho/2007)

Nenhum comentário: