quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Estou lendo....

Um livro delicioso para se ler......comecei a ler por indicação de uma amiga (valeu Deane), e indico a quem quiser se aveturar....olha o que diz a contracapa...
Ao que escrever seu livro, Ariovaldo Franco não pretendeu criar um texto acadêmico, mas uma obra que, tratando do assunto com base em sólida documentação, pudesse despertar o interesse de um público amplo.
Assim, discorre de maneira clara e agradável sobre o alimento, os rituais e os costumes que o cercam e sobre o desenvolvimento da gastronomia.
Inicia seu livro analisando a postura complexa sobre da humanidade com relação ao alimento e tecendo considerações sobre a formação do gosto no processo de socialização.
Os descobrimentos marítimos, por seus efeitos profundos nos hábitos alimentares mundiais, são tratados em um capítulo a parte.
Sem deixar de mencionar o interesse atual pelas cozinhas nacionais e regionais, o autor decidiu ater-se as culinárias dominantes, ou seja, as que, durante séculos de troca de influência, contribuíram para a formação da gastronomia mundial Entre essas assinala as da China, do Japão, do Oriente Médio, da Espanha, da Itália e da França.
Muito interessante, não ?
De Caçador a Gourmet, de Ariovaldo Franco - Ed. Senac

2 comentários:

vani disse...

Oi Célia o livro parece ser muito bom mesmo, passando para te desejar um lindo fim de de semana beijos

Chez POPI disse...

Muito interessante!
valeu a dica.
Amiga, q pena q vc não participou do sorteio!
fiquei te esperando...ve se na proxima vez não perde!
bjus
paula